2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

Airbus Fly Your Ideas

2014

SAE Brasil Aerodesign 2014

São José dos Campos - SP

SAE International Aerodesign East 2014

Marietta, Georgia - USA

2015

SAE Brasil Aerodesign 2015

São José dos Campos - SP

A equipe participou do desafio de inovações da Airbus que consiste no desenvolvimento de ideias inovadoras no ramo da aeronáutica, podendo estar relacionado a energia, eficiência, desenvolvimento sustentável ou crescimento de tráfego.

O projeto desenvolvido foi de um sistema autônomo de taxiamento de aeronaves que reduziria o consumo de combustível durante as fases que antecedem o voo.

A equipe foi uma das 100 selecionadas para a segunda fase, mas não conseguiu avançar para a última fase.

2013

SAE Brasil Aerodesign 2013

São José dos Campos - SP

2012

SAE Brasil Aerodesign 2012

São José dos Campos - SP

2011

SAE Brasil Aerodesign 2011

São José dos Campos - SP

Mudanças no regulamento limitaram o peso vazio das aeronaves da classe Advanced para 3 kg, além de não exigir água como o material a ser carregado.

A limitação do peso fez com que a equipe mudasse sua metodologia de projeto para fazer uma aeronave mais leve do que todos os outros anos, quando o peso vazio era de aproximadamente 5 kg.

A equipe conquistou o segundo lugar na competição mais disputada dos últimos anos, que teve voos válidos de várias equipes e cujo resultado foi conhecido apenas após a última bateria de voo.

 

Resultados:

 

  • Segundo Lugar na Classe Advanced
  • Menção Honrosa de Maior Carga Carregada
  • Menção Honrosa de Melhor Projeto do Sistema de Aquisição de Dados

Após a participação em 2011 e com muito esforço dos membros, foi possível, finalmente desenvolver o primeiro projeto original da equipe.

Na competição de 2012 as regras da classe Aberta, agora chamada Advanced, mudaram, tornando o projeto mais focado em eletrônica e trocando o material a ser carregado para água.

Estas mudanças permitiram que a equipe competisse de igual para igual com todas as equipes pois nenhuma delas estava acostumada com as novas condições da competição. A equipe conquistou seu primeiro campeonato, sendo a única equipe a fazer um voo válido na classe.

Neste ano a equipe também levou seu primeiro avião da classe Micro.

 

Resultados:

 

  • Primeiro Lugar na Classe Advanced
  • Menção Honrosa de Menor Tempo de Retirada de Carga na Classe Micro

 

A equipe decidiu participar da competição de 2011 com um projeto que havia sido abandonado pela antiga equipe da PUC. O projeto era de um biplano que chamou muita atenção para uma equipe recém criada devido a qualidade da construção. Um fato interessante sobre o projeto é que como o mesmo foi adaptado de um projeto antigo, foi necessário encontrar a classe que melhor se encaixava com a aeronave disponível. Como o biplano não se encaixava na categoria regular, a equipe decidiu participar da classe Aberta, como se chamava na época. Desde então esta classe tornou-se o foco da AeroRio.

Após a primeira participação na competição mundial, a equipe teve que lidar com o  tempo limitado para desenvolver o projeto para o campeonato brasileiro.  Apesar disso, a equipe conseguiu projetar e construir uma aeronave competitiva e conquistou o bicampeonato na classe Advanced.

Além da aeronave da classe Advanced, a equipe também competiu na classe Micro.

 

Resultados:

 

  • Primeiro Lugar na Classe Advanced
  • Menção Honrosa de Maior Carga Carregada
  • Menção Honrosa de Melhor Projeto do Sistema de Aquisição de Dados

 

Com a segunda vitória no brasileiro, a equipe foi novamente convidada a participar da competição mundial. Para este ano foi simplificado o projeto do ano anterior com o objetivo de diminuir o peso vazio da aeronave. Apesar de ser um dos melhores projetos já desenvolvidos pela equipe, algumas falhas técnicas prejudicaram o desempenho na competição.

Neste ano a equipe competiu na classe Advanced e na classe Regular. A novidade foi o motor da aeronave da classe Advanced que foi elétrico pela primeira vez.

SAE International Aerodesign East 2013

Fort Worth, Texas - USA

Com o campeonato do ano anterior, a equipe ganhou o direito de participar da competição mundial nos Estados Unidos, a SAE International Aerodesign East.

O grande desafio de participar da competição internacional é a logística relacionada ao transporte da aeronave. Foi necessário construir uma aeronave com estrutura particionada e que também suportasse os esforços durante o voo.  Para isso, a equipe aumentou ainda mais sua qualidade construtiva e desenvolveu uma aeronave capaz de completar a missão da competição mundial.

 

Resultados:

 

  • Written Design Report Award - Primeiro Lugar
  • 4º Lugar na Classe Advanced

2016

SAE Brasil Aerodesign 2016

São José dos Campos - SP

Com uma aeronave extremamente confiável, que nos proporcionou excelentes resultados em voo e uma competição muito disputada, a equipe garantiu o segundo lugar na Classe Advanced. Além disso, a equipe recebeu o maior número de menções honrosas da competição.

 

Resultados:

  • Segundo Lugar na Classe Advanced
  • Menção Honrosa de Melhor Sistema Eletrônico Embarcado
  • Menção Honrosa de Maior Acuracidade de Carga Paga
  • Menção Honrosa de Maior Acuracidade de Velocidade
  • Menção Honrosa de Menor Tempo de Retirada de Carga.

2017

SAE Brasil Aerodesign 2017

São José dos Campos - SP

SAE International Aerodesign East 2017

Lakeland, Florida - USA

Nos últimos meses, projetamos e construímos nosso avião para participar da competição brasileira. Foi um grande desafio para a equipe composta predominantemente por novos integrantes. Porém, conseguimos prosperar por estar sobre os ombros de gigantes, membros antigos que desenvolveram a equipe, sua estrutura e seus projetos nos últimos anos. Eles dedicaram seu tempo para apoiar, instruir e ajudar os novos integrantes. Entretanto, para o sucesso do projeto foram necessárias extrema dedicação e disposição dos novos membros, os quais trabalharam intensamente, sempre buscando novos conhecimentos e com uma sincronia de grupo perfeita. Assim, conseguimos realizar nosso projeto desde as etapas teóricas do relatório até a construção e voo da aeronave, garantindo o primeiro lugar da Classe Advanced.

 

Resultados:

  • Primeiro Lugar na Classe Advanced
  • Menção Honrosa de Melhor Sistema de Aquisição de Dados
  • Menção Honrosa de Maior Acuracidade de Carga Paga
  • Menção Honrosa de Maior Acuracidade de Velocidade
  • Menção Honrosa de Menor Tempo de Retirada de Carga
  • Menção Honrosa de Maior Quantidade de Movimento

 

O segundo lugar no SAE Brasil 2016 garantiu à equipe uma vaga para o mundial, representando o Brasil pela classe Advanced. Então, foi projetado uma aeronave capaz de lançar seis cargas com 2lbs cada, para acertar um alvo.

 

Resultados:

  • Sexto lugar na Classe Advanced